Terapia Ocupacional

TÍTULO Uso da impressora 3D como recurso para produção de dispositivos de tecnologia assistiva_ próteses, órteses e adaptações_ na atuação da terapia ocupacional
CÓDIGO 244
RESPONSÁVEL Profª. Mariana Midori Sime
OBJETIVO

Proporcionar ao aluno do curso de graduação em terapia ocupacional o conhecimento e aprendizado para uso da impressora 3D, para confecção de órteses, adaptações e próteses para membros superiores; Proporcionar às pessoas com deficiência física o acesso a essa tecnologia; Realizar pesquisas a respeito da confecção, aceitação e uso de órteses e próteses impressas.

PÚBLICO ALVO Alunos do curso de graduação em terapia ocupacional da UFES e pacientes com lesões ou alterações motoras funcionais em membros superiores

TÍTULO Grupo de estudos - Terapia Ocupacional em Geriatria e Gerontologia
CÓDIGO 277

Profª. Mariana Midori Sime

Prof. Alexandre Cardoso da Cunha

OBJETIVO Realizar estudos a respeito da atuação da terapia ocupacional junto a idosos e suas famílias.
PÚBLICO ALVO Estudantes de diversos períodos do curso de graduação em Terapia Ocupacional da UFES e profissionais terapeutas ocupacionais.

TÍTULO Encontros entre Universidade e campos de práticas em Terapia Ocupacional
CÓDIGO 654

Profª. Bruna Lídia Taño

Profª. Mariana Midori Sime

OBJETIVO Encontros bimestrais para discussões de temas relevantes à supervisão e orientação de estágio; Avaliações dos estagiários
PÚBLICO ALVO Supervisores de estágio em Terapia Ocupacional

TÍTULO Grupo de estudos em Terapia Ocupacional: sua epistemologia e suas práticas
CÓDIGO 273

Profª. Bruna Lídia Taño

Profª. Teresinha Cid Constantinidis

OBJETIVO Realizar estudos e debates sobre a constituição da terapia ocupacional, epistemologia e práticas
PÚBLICO ALVO Estudantes de terapia ocupacional e terapeutas ocupacionais

TÍTULO Encontro de Terapeutas ocupacionais que atuam na saúde mental
CÓDIGO -

Prof. Alexandre Cardoso da Cunha

Profª. Teresinha Cid Constantinidis

OBJETIVO Realizar estudos a respeito da atuação da terapia ocupacional com pessoas que passam pela eperiência da loucura e sobre a atuação destes profissionais em Instituições destinadas a estas pessoas.
PÚBLICO ALVO Terapeutas Ocupacionais que atuam em saúde mental

TÍTULO Projeto Tecnologia Assistiva e Terapia Ocupacional para a Comunidade - TATO COMUNIDADE
CÓDIGO 514
RESPONSÁVEL Profª. Gilma Corrêa Coutinho
OBJETIVO Atendimentos a população visando proporcionar a pessoa idosa e a pessoa com de deficiência à obtenção de independência funcional para o desempenho ocupacional nas habilidades pessoais visando melhorar a qualidade de vida e a inclusão social através de dispositivos de tecnologia assistiva.
PÚBLICO ALVO Alunos do curso de Terapia Ocupacional, pessoa idosa e pessoa com de deficiência física.
LINK http://lafatec.ufes.br/tecnologia-assistiva-e-terapia-ocupacional-para-comunidade-tato-comunidade

TÍTULO Terapia Ocupacional Social e as ações junto ao Sistema Único de Assistência Social da Grande região de Vitória, ES
CÓDIGO 489

Profª. Giovanna Bardi,

Profª. Maria Daniela Correa de Macedo e

Terapeuta Ocupacional: Luciana Siqueira

OBJETIVO Possibilitar aos alunos da Terapia Ocupacional a formação no âmbito do Sistema Único de Assistência Social. Contribuir nos diversos serviços e ações do Sistema Único de Assistência Social da Região da Vitória, ES, com vistas a apresentar as metodologias de trabalho do terapeuta ocupacional e divulgar a Terapia Ocupacional, especificamente no que compete ao campo social. No ano de 2019 as ações com a população foram desenvolvidas no CRAS de Maruípe e os planejamentos, supervisões e encontros teóricos aconteceram na Clínica Escola, no Núcleo Social.
PÚBLICO ALVO Estudantes do curso de graduação em Terapia Ocupacional da UFES e pessoas atendidas pelo Sistema único de Assistência Social do CRAS de Maruípe.

TÍTULO Terapia Ocupacional e os jovens Guarani do Espírito Santo: diálogos e oficinas culturais
CÓDIGO 610

Profª. Maria Daniela Correa de Macedo

Profª. Giovanna Bardi

OBJETIVO Realizar oficinas e grupos de atividades com a comunidade Guarani utilizando-se recursos como teatro, música, dança, multimeios, fotografia, vídeo e outros, proporcionando espaços de discussões sobre temáticas de recorte étnico e intercultural, além de propiciar a interação e trocas de saberes entre povos tradicionais e Universidade através da extensão. Os encontros teóricos de planejamento e supervisão aconteceram na Clínica Escola, no Núcleo Social.
PÚBLICO ALVO Estudantes do curso de graduação em Terapia Ocupacional da UFES e população indígena de aldeias que se encontram em Aracruz, ES.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105